A solenidade de lançamento da pedra fundamental das fábricas da BYD em Camaçari aconteceu nesta segunda-feira, (09/10) e marcou o início do aquecimento da indústria automobilística brasileira com a chegada da gigante chinesa. “Nós presenciamos a saída do Completo FORD e vimos a dor no olhar de cada trabalhador, hoje, com a chegada da BYA é a concretização de um novo tempo, mais emprego e renda para os camaçarienses e a Bahia”, disse a Deputada .
Serão três unidades que irão produzir chassis de ônibus, caminhões elétricos, veículos de passeio elétricos e híbridos, além de processar lítio e ferro fosfato. O novo complexo da BYD será um polo de atração de fornecedores de diversos tipos, seja na área de peças técnicas ou de serviços. A empresa pretende contribuir para o desenvolvimento regional, dando prioridade a fornecedores locais.
As três fábricas na Bahia, devem gerar mais de cinco mil empregos diretos e indiretos. A expectativa é iniciar a produção entre o fim de 2024 e o começo de 2025, com capacidade estimada de 150 mil veículos por ano, na primeira fase de implantação.
O evento contou com as presenças dos vereadores de Camaçari, Dentinho, Vavau e Tagner, do secretário de Relações Institucionais da Bahia, Luiz Caetano, do governador Jerônimo Rodrigues, do vice-presidente, Geraldo Alckmin, do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e do CEO Global da BYD, Wang Chuanfu, e da CEO BYD Américas, Stella Li.